MANIFESTOS

Em breve os manifestos anteriores estarão disponíveis on-line.

Os rumos do Prêmio SESC de Literatura

Mais uma vez a União Brasileira de Escritores (UBE) vem a público erguer a voz, agora preocupada com os rumos que o Prêmio SESC de Literatura vem tomando. A nossa expectativa é a de que ele continue sendo o que sempre foi: consistente, cumpra seu papel de disseminação de textos importantes.

Em tal contexto a demissão do escritor Henrique Rodrigues preocupa, estaremos sempre ao lado daqueles que perdem seus empregos em situações obscuras.

É fundamental que a obra Outono de carne estranha, do paraense Airton Souza, vencedora do prêmio romance 2023, cumpra as formalidades relativas ao seu prêmio tranquilamente, pela qualidade que tem. A decisão do júri que a escolheu tem que ser respeitada. Insinuações conservadoras que levem em conta a temática homoafetiva adotada pelo autor, e desejem esconder o livro,  devem ser evitadas, tentativas de se ignorar resultados a partir de preconceito seriam desastrosas.

Aguardamos, sob a expectativa do que vem ocorrendo, o edital de 2024. Esperamos, com todo respeito que até aqui o SESC merece, que os vencedores sejam escolhidos de forma livre pelos jurados. E que a normalidade volte a ser verificada.

Ricardo Ramos Filho

Presidente da União Brasileira de Escritores (UBE)