REGULAMENTO PRÊMIO RUTH GUIMARÃES
DE CRÔNICAS 2024

Objeto

Organizado pela UBE – União Brasileira de Escritores, o Prêmio Ruth Guimarães tem por objetivo selecionar, premiar e divulgar textos literários inéditos no gênero crônica, escritos por autores brasileiros, residentes no Brasil, em língua portuguesa. O objetivo dessa  premiação é promover e estimular a produção literária de escritores brasileiros.

Participação e inscrição

    1. A participação é aberta apenas a cidadãos brasileiros, maiores de 18 (dezoito) anos na data da inscrição, residentes no Brasil;
    2. Só serão aceitos textos escritos exclusivamente em língua portuguesa;
    3. O tema é livre;
    4. Os originais deverão ter a extensão de no máximo 7.000 (sete mil) caracteres, com espaço, tipologia Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, o texto deverá vir em formato PDF;
    5. Os originais devem ser inéditos. Entende-se por inédito o original não publicado, parcialmente ou em sua totalidade, em antologias, coletâneas, suplementos literários, livro, jornais, revistas, sites etc., no meio digital ou impresso. O autor deverá enviar, além da crônica, em outro pdf, uma minibiografia sua, de até no máximo 500 (quinhentos) caracteres com espaço e não incluir no texto e-mails e/ou links. Os pdfs da crônica e da minibiografia, deverão vir identificados apenas com o pseudônimo do autor, sem o nome real.
      • O/a autor/a se responsabilizará e responderá exclusivamente por eventuais plágios, cópia indevida e demais transgressões previstas na Lei do Direito Autoral.
    6. Com a finalidade de assegurar a idoneidade do concurso, exige-se o anonimato dos autores. Assim, a crônica deverá ser enviada com um TÍTULO e identificada apenas com PSEUDÔNIMO. A mini biografia também deve ser identificada apenas pelo PSEUDÔNIMO. Os dados pessoais e o nome real para identificação do autor devem constar apenas na ficha de inscrição;
    7. O candidato pode inscrever no máximo 2 (dois) originais. Cada original deve ser enviado em inscrições independentes;
    8. O candidato deve preencher a ficha de inscrição que consta no final deste regulamento. Ao fazer a inscrição, o/a autor/a concorda expressamente com as regras do concurso, autorizando exposição, divulgação e publicação da crônica de sua autoria na obra intitulada I Prêmio Ruth Guimarães – Crônicas selecionadas. 
    9. Os valores de inscrição obedecem aos seguintes critérios.
      • R$ 30,00 (trinta reais) para associados da UBE – União Brasileira de Escritores;,
      • R$ 60,00 (sessenta reais) para os não associados da UBE – União Brasileira de Escritores;
      • A forma de pagamento deverá ser via PIX, em nome da UBE (dados bancários e chave PIX abaixo) ou depósito em conta corrente da UBE (dados abaixo), no ato da inscrição. Uma cópia do pagamento deverá ser enviada, juntamente com a obra inscrita. Sem esse comprovante, o candidato estará automaticamente desclassificado;
      • Ao final da inscrição, a UBE enviará, por e-mail, a confirmação da efetivação da mesma. A UBE não faz confirmações por telefone.;
    10. É terminantemente vedada a participação de diretores e conselheiros da UBE.
    11. Prazos
      • Regulamento disponível no site em 7 de fevereiro de 2024;
      • Inscrições: de 7 fevereiro até 30 de março de 2024;
      • Solenidade de premiação: data e local a serem determinados pela UBE;.
      • A inscrição no Prêmio Ruth Guimarães de Crônicas implica na aceitação expressa das normas aqui expostas.

Juri

    1. O júri será formado por profissionais especialistas em literatura, escolhidos pela  UBE;
    2. Caberá exclusivamente ao júri a determinação dos critérios de avaliação; 
    3. A decisão do júri é irrevogável e não cabem recursos.

Premiação

    1. A UBE divulgará em seu site os 20 (vinte) finalistas do prêmio, em ordem alfabética dos nomes, no dia 12 de maio de 2024. A UBE não informa os nomes dos finalistas por telefone, fiquem atentos ao site da entidade.
    2. O primeiro colocado entre os 20 (vinte) finalistas, será anunciado e receberá um troféu durante a cerimônia presencial de entrega do prêmio, em data, hora e local a serem posteriormente determinados e divulgados pela UBE, em seu site. A UBE não informa nome do primeiro colocado, nem data, local e hora do evento por telefone.
    3. Todos os 20 (vinte) finalistas receberão um certificado de participação, durante a cerimônia presencial de entrega do prêmio. Caso não estejam presentes na cerimônia, a UBE enviará os certificados por correio. 
    4. Todos os 20 (vinte) finalistas terão suas crônicas, assim como suas minibiografias, editadas e publicadas por uma editora parceira da UBE, na obra: I Prêmio Ruth Guimarães – Crônicas selecionadas , com destaque para os 3 (três) primeiros colocados. Todos os 20 (vinte) finalistas receberão, gratuitamente, 5 (cinco) cópias do livro, que serão enviadas pela UBE por correio.
    5. Os 20 (vinte) finalistas cedem automaticamente os direitos autorais de suas crônicas vencedoras para publicação exclusiva no livro: I Prêmio Ruth Guimarães – Crônicas selecionadas.
    6. NÃO haverá por parte dos 20 (vinte) finalistas nenhuma despesa ou taxa relativas ao livro: I Prêmio Ruth Guimarães – Crônicas selecionadas; todos os custos, inclusive de edição, impressão da obra e correio, serão pagos pela entidade promotora, a UBE – União Brasileira de Escritores, a título de pagamento de direitos autorais.

Todos os casos não previstos nas normas deste regulamento serão avaliados posteriormente.

Dados bancários para pagamento

BANCO SICOOB
Número do banco: 756
Agência: 4379
C/C: 49811-4
CNPJ: 62.921.937/0001-57

Chave PIX – Celular – 11959136439

INSCREVA-SE

    O número de telefone indicado também é WhatsApp?

    É associados da UBE?

    ANEXOS