Em defesa do PNLD

Em breve os manifestos anteriores estarão disponíveis on-line.

A UBE (União Brasileira de Escritores) repudia a conduta do Governo do Estado de São Paulo de recusar a compra de material didático do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

Primeiramente, a entidade condena a unilateralidade da decisão, tomada a portas fechadas, sem ampla consulta a especialistas da área da pedagogia e especialmente a professores, coordenadores e diretores, além de pais e –– por que não? –– dos próprios alunos. Acreditamos que a educação pode e deve ser construída por meio do amplo diálogo e da valorização da dimensão coletiva e comunitária que deve caracterizar o ensino público.

 

A UBE também desaprova a opção deliberada do Governo do Estado de São Paulo por material pedagógico digital em detrimento de livros impressos. Não se trata de conservadorismo ou saudosismo nosso: diversas pesquisas já apontam a baixa qualidade do aprendizado baseado no uso excessivo da tecnologia. Além disso, com essa medida, ficam excluídos os alunos que não tenham acesso a dispositivos de qualidade.

 

Em vista do absurdo, conclamamos a comunidade a se manifestar recusando a decisão. O PNLD é um direito da população, ter livros em casa uma necessidade de todo estudante.

 

UBE (União Brasileira de Escritores)

Ricardo Ramos Filho

Presidente