
MANIFESTOS
Suspensão do programa “Minha Biblioteca”
A Prefeitura de São Paulo tem, ou tinha, um dos mais interessantes programas de aquisição de livros do país, voltado para os alunos e acervos das escolas da rede municipal de ensino. Conhecido popularmente como “Minha Biblioteca”, as primeiras edições do programa causaram otimismo em autores, editores e leitores.
Porém, sempre há um porém.
As inscrições para o último edital foram encerradas em dezembro de 2023. De lá para cá, o prefeito se reelegeu e o secretário de educação foi mantido, mas o “Minha Biblioteca” desapareceu. A promessa é que logo no começo de 2024 sairia o resultado do edital. Mas ele foi sendo protelado e até agora, não saiu do papel. Ou pior, não virou papel.
A suspensão do Minha Biblioteca, que já vinha se tornando um dos pilares da indústria livreira nacional, é uma decepção para dezenas de editoras, para centenas de autores e, o que é pior, para centenas de milhares de leitores. São crianças, jovens e adultos que deixaram de receber seus livros em 2024, que provavelmente não os receberão em 2025 e que, talvez, jamais voltem a recebê-los.
A União Brasileira de Escritores, como representante de uma parte fundamental na cadeia produtiva do livro, vem perguntar ao Prefeito qual o motivo do congelamento do Minha Biblioteca e se e quando ele será retomado.
O incentivo à leitura é um dos pilares da educação municipal de São Paulo e não pode ser abandonado.
União Brasileira de Escritores