SUELI CARNEIRO - Intelectual 25

Sueli Carneiro receberá, no 2º. Flipetrópolis, o Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano em cerimônia histórica.

Pela primeira vez Petrópolis (RJ) será palco da Cerimônia de entrega do Prêmio Juca Pato. Fato se dá em parceria da União Brasileira de Escritores (UBE) com o Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis), que realiza a segunda edição do evento em 2025.

O Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis realiza sua segunda edição entre os dias 27 a 30 de novembro, no Palácio de Cristal, com entrada gratuita. O ponto alto do Festival acontece na sexta-feira, 28 de novembro, às 21h, quando as duas últimas ganhadoras, Míriam Leitão (2024) e Conceição Evaristo (2023) vão entregar o Troféu do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano à Sueli Carneiro, uma das vozes mais potentes e influentes do pensamento negro e feminista no Brasil.

Realizado graças à Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, o 2º Flipetrópolis tem o Patrocínio Máster da GE Aerospace e o apoio da Zeiss, da Caixa, da Academia Petropolitana de Letras, do Ipeafro e da Prefeitura de Petrópolis. Todas as atividades são gratuitas, acessíveis, com Libras, audiodescrição e transmissão on-line via Youtube @flipetropolis.

A cerimônia será marcada por um encontro simbólico entre gerações de intelectuais brasileiras, reunindo Míriam Leitão e Conceição Evaristo — as duas últimas vencedoras do prêmio — que farão a entrega do troféu à Intelectual do Ano de 2025, Sueli Carneiro. A oradora oficial da noite será a jornalista Flávia Oliveira, que fará um discurso em tributo à trajetória e à contribuição intelectual e política da laureada.

A solenidade contará com a presença de Ricardo Ramos Filho, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), e da diretoria da instituição, que fará as honras da casa. “É uma alegria para a UBE dar a estatueta do Juca Pato para uma mulher negra e para uma mulher cujo trabalho intelectual tem sido tão importante no cenário brasileiro.”, comentou Ramos Filho em vídeo de 17 de setembro, onde anunciou que Sueli Carneiro foi a vencedora do título de Intelectual do Ano de 2025.

Criado em 1962, o Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano reconhece personalidades cuja produção intelectual se alia ao compromisso com as grandes questões humanas, sociais e culturais do país. Já receberam o título nomes como Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Darcy Ribeiro, Frei Betto, Fernando Henrique Cardoso, Ziraldo, Raduan Nassar e Fernando Morais. Com a escolha de Sueli Carneiro, o prêmio reafirma sua missão de celebrar pensadores e criadores que unem reflexão crítica, compromisso ético e ação transformadora — marcas indissociáveis da obra e da vida da fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *